Título: Contribuições da leitura na transformação da vida das pessoas
Filme: Escritores da Liberdade – Freedom Writers(2007)
Filme: Escritores da Liberdade – Freedom Writers(2007)
O filme Escritores da Liberdade, baseado em fatos reais, foi lançado no ano de 2007, pela categoria drama, produzido e dirigido por Richard Lagravenese com duração de 122 minutos é um riquíssimo filme no qual vários assuntos podem ser discutidos, tais como o sistema educacional periférico dos Estados Unidos da América(EUA), a violência nas escolas, a importância do professor no contexto individual de cada aluno, etc. Preferimos, portanto, dar ênfase na questão da leitura como meio transformador na vida das pessoas.
A professora Erin Gruwell inicia sua carreira no magistério, mais precisamente lecionando Língua Inglesa, em uma problemática escola de alunos considerados problemáticos. A princípio, os alunos a rejeitam de todas as formas pelo fato de ser considerada uma pessoa que não se preocupa com os problemas de cada um dos alunos. No entanto, com muita força de vontade e com pouco incentivo por parte dos seus superiores, a professora decide obter outras fontes de renda – chegando a ter três empregos – com a finalidade de conseguir dinheiro para comprar materiais escolares para, então, tornar suas aulas mais atraentes. Todavia, isto custa caro ao ponto de que sua vida conjugal sofre com a perda de tempo para dedicação ao esposo, o que, a posteriori, custa-lhe o pedido e confirmação do divórcio.
A professora, paulatinamente, vai conquistando a confiança e a atenção por parte dos alunos e os laços afetivos ficam ainda mais estreitos quando os alunos passam a contar à professora a realidade pela qual passam diariamente fora das escolas. A leitura pode ser considerada como algo transformador na vida desses adolescentes pelo fato de que eles começam a perceber que aquela vida que tinham antes, contato (in)direto com o submundo do crime, não se resumia a aquilo. A leitura penetrou na vida desses adolescentes de tamanha maneira, influenciados, claro, pela leitura de um livro que lhes chamou a atenção, o que fez com que quisessem, inclusive, conhecer sua autora que, para tanto, envolveram-se em atividades legais com o intuito de angariar recursos para a vinda da escritora.
Após o contato constante com a leitura, os alunos perceberam que podiam lograr êxito na vida e não serem somente números em estatísticas policiais, o que fez com que buscassem na própria doce leitura meios que proporcionassem uma fuga à amarga realidade das periferias onde residiam. No próprio filme, logo no final, o autor posta algumas fotos e comenta a história deles de uma maneira geral. Muitos daquela turma prosseguiram nos estudos e chegaram a se formar, o que, provavelmente, deve lhes ter orgulhado suas mães e sua professora Erin Gruwel. Portanto, a ideia de leitura como meio norteador da prática de boas condutas deve ser disseminada para, assim, contribuirmos para o pleno exercício da cidadania, bem como para diminuirmos os assombrosos números da violência que assolam muitos países pelo mundo.